WordPress.com e WordPress.org: quais as diferenças?

É comum a confusão entre os dois: quais as diferenças entre WordPress.com e WordPress.org?

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo para web, bastante utilizado para a criação de sites, blogs e até lojas virtuais. Atualmente é o mais popular na criação de blogs, disputando diretamente com o Blogger.

Apesar de serem o mesmo sistema de gerenciamento, os dois WordPress não são exatamente a mesma coisa. O Wordpress.com tem hospedagem gratuita fornecida, enquanto o WordPress.org deve-se contratar uma hospedagem própria. No WordPress.com você têm limitações de conteúdo, design, plugins e publicidade. No WordPress.org você terá controle total sobre todos estes itens. Vejamos a seguir as diferenças entre os dois.

WordPress.com

O WordPress.com é um serviço de propriedade da Automattic que oferece hospedagem gratuita de blogs com software WordPress. Nele, o usuário poderá criar um endereço do tipo: seublog.wordpress.com. Além de serviços de hospedagem gratuita, o usuário também obterá proteção contra spam, backups automáticos, atualizações automáticas, segurança comprovada e alguns plugins e serviços do WordPress.com não encontrados em outro lugar.

Em contrapartida, o serviço inclui certas limitações como a de poder escolher apenas alguns temas, incluir no rodapé o texto "Hospede seu blog com WordPress.com", e ainda de restringir a utilização de JavaScript, CSS e FTP.

O WordPress também pode adicionar anúncios em seu site/blog, como uma maneira de manter as funcionalidades gratuitas e cobrir parte das despesas com servidores e a equipe de suporte.  Caso queira se livrar dos anúncios indesejados, você poderá migrar para os planos pagos oferecidos pelo serviço. Você também deverá pagar caso deseje utilizar seu próprio domínio (do tipo: seusite.com.br).

Outra questão importante é que, no WordPress.com, não é possível exibir anúncios de sistemas como o Google AdSense, boo-box e similares. Você não poderá gerar renda com seu blog através desse tipo de anúncio.

WordPress.org

O WordPress.org é o site onde você encontra o software livre, faz download e instala em um servidor próprio. O portal também abriga o diretório de plugins e temas, documentação, fórum de suporte e o blog oficial

Com ele o usuário tem uma liberdade maior de temas e plugins, mas requer conhecimento técnico. Será necessário cuidar do seu próprio backup e fazer as atualizações de software regularmente, por exemplo.

O WordPress.org não oferece criação de blogs, apenas disponibiliza sua versão para download e instalação na hospedagem contratada por você.

Por que não posso ter um layout personalizado no meu blog do WordPress.com?

Como já dito, o Wordpress.com tem limitações de conteúdo e, neste caso, não é possível realizar a personalização de temas, já que ele apenas permite a utilização dos layouts oferecidos pelo serviço.

Estas são as principais diferenças entre as duas plataformas. Em caso de dúvidas, não deixe de comentar, teremos o maior prazer em responder!



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário